terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Os 10 mandamentos das redes sociais

Os 10 mandamentos das redes sociais.

          I.            Não porás as redes sociais à frente de ti.
Explicação: Não antecipe suas atividades e rotinas nas redes sociais, nem se exponha demais. Isto é muito perigoso.
        II.            Postarás ou comentarás do teu próximo somente aquilo que gostarias que postassem ou comentassem de ti mesmo.
Explicação: Tenha respeito com o outro, evite comentários que deixem seus amigos  em situações vexatórias, prejudicando assim uma boa amizade.
      III.            Não propagarás calúnias com o nome do teu próximo, pois ninguém te terá como inocente.
Explicação: Espalhar inverdades na internet é coisa de quem tem má índole, além de ser crime com punição na legislação brasileira.
      IV.            Não farás para ti uma imagem falsa . Das coisas que postares, fales apenas a verdade, construindo assim uma boa ciber-imagem.
Explicação: Criar um perfil falso na net ou postar coisas que não condizem com sua personalidade seguindo modismos demostra que esse indivíduo não se aceita ou que não tem boas intenções.
        V.            Atenta para aquilo que postas ou curtes. Muitas coisas postarás e curtirás, estas mostrarão para os outros traços do seu caráter e da sua personalidade.
Explicação: Tudo quanto postamos ou curtimos nas redes sociais é aquilo que concordamos e atribuímos valores. De forma que evite postar ou curtir coisas relacionadas a racismo, xenofobia ou qualquer outra publicação que agrida ao ser humano quanto a sua cor, classe social, religião ou opção sexual.
      VI.            Honra teus princípios para que se propaguem bons valores na net.
Explicação: Não há nada mais assertivo do ter uma boa imagem aonde você for. Na internet não será diferente. Seu perfil é visitado e aberto a todos, portanto use as redes sociais para divulgar coisas boas, bons valores, mensagens positivas. Evite frases depreciativas ou postagens pornográficas.
    VII.            Não sejais inconveniente.
Explicação: Ter Netiqueta é essencial, se não tem procure ter! Evite chamar alguém que acabou de entrar na net para um bate papo – ele tem o próprio perfil para olhar – Também não é educado incomodar aos outros para curtirem ou comentarem suas postagens, os outros devem fazê-lo naturalmente.
  VIII.            Não roubarás a ideia do teu próximo.
Explicação: Sempre que postar algo na net que não é de sua autoria, tenha a delicadeza de identificar o autor, deve-se atentar para os direitos autorais.
      IX.            Não ficarás o dia todo nas redes sociais.
Explicação: Vida social não se reduz as Redes Sociais. Viva de verdade: Saia com os amigos, passeie, namore, estude, viaje, dance, brinque, cante, grite, pule...
        X.            Não enviarás spans ou correntes ao teu próximo para que ele se irrite contra ti e te exclua do seu grupo de amigos .
Explicação: Preste bem atenção, tem pessoas que não gostam dessas correntinhas que se propagam pela internet ou até mesmo de jogar nas redes sociais. Se alguém já sinalizou isso e /ou NUNCA retorna essas coisas para você, então NÃO envie esses tipos de convites e spans para esta pessoa. 

Por: Professora especialista Vércia Natália Avelino da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário