quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

ESCOLA PEDRO II REALIZA I FECIPE (FEIRA DE CIÊNCIAS PEDRO II)


ESCOLA PEDRO II REALIZA I FECIPE (FEIRA DE CIÊNCIAS PEDRO II)

Hoje (12/12/2012) aconteceu nas dependências da nossa escola a culminância do Projeto “Lajes, terra de pedras preciosas” desenvolvido pelos estudantes e professores do ensino médio noturno diferenciado. Foi realizada a FECIPE, sigla para “Feira de Ciências do Pedro II” sendo a primeira feira de ciências da escola realizada após a implantação do Ensino Médio Noturno Diferenciado, porque a escola já realizou outras feiras de ciências em outros momentos.

Muito visitada por estudantes e a comunidade em geral, a I FECIPE do turno noturno veio propor a culminância do projeto científico e interdisciplinar “Lajes, terra de pedras preciosas.” Este projeto teve como objetivo a produção de conhecimento sobre os efeitos ocasionados pela presença das empresas de mineração que se encontram em atividade no município de Lajes, RN. O projeto “Lajes, terra de pedras preciosas” foi elaborado a partir de sugestões dos próprios estudantes do turno noturno, que propuseram à escola uma investigação sobre o trabalho de extrativismo mineral que é desenvolvido em nossa cidade.

Assim, para entender a relação das mineradoras com o meio ambiente e a sociedade, foram desenvolvidas as seguintes atividades: Pesquisa bibliográfica sobre o tema; Ciclo de palestras com especialistas nos assuntos abordados; Aulas de campo e seminários voltados ao tema, Produção cultural, entre outras.

Durante a I FECIPE, procuramos apresentar à comunidade escolar Pedro II e aos demais visitantes, por meio de uma exposição permanente nas dependências da escola, um pouco dos conhecimentos  desenvolvidos pela parceria entre os educadores e educandos, entendendo que  cada componente curricular ofertado pela escola pode contribuir com os demais, fortalecendo o diálogo entre as áreas de conhecimento a partir de um eixo temático, o extrativismo mineral, por sua importância e relevância na vida de muitos dos nossos estudantes do turno noturno, que ou trabalham ou possuem familiares trabalhando ou pretendem trabalhar com esta atividade, que atualmente configura-se como a área que mais gera emprego e renda na nossa cidade.

Agradecemos a presença de algumas  autoridades locais, como o vereador Canindé Rocha e também da imprensa local, por meio dos blogueiros Brother Washington, Leandro Souza (trilheiro) e o professor Renier Martins Mendes que se fizeram presentes na I FECIPE, um evento que doravante fará parte do calendário científico-cultural da EE Pedro II.

Abaixo relacionamos os temas que foram expostos na I FECIPE:

1º ano F – Professores responsáveis: Izidro Jr. E Vera Lúcia Temas: “Expoarte sobre a mineração de Lajes.”   e “Os minérios e as pesquisas científicas.”

1º ano G – Professores responsáveis: Claudionor; Hélio e Mário Eugênio. Temas: “Possíveis benefícios e possíveis malefícios de uma mineradora em uma localidade” e “Minerais e rochas: de Lajes para o Brasil”

2º ano D – Professores responsáveis: Marcos José e Dalva Aurora. Tema: “O minério do Rio Grande do Norte”

2º ano E – Professores responsáveis:  Renier e Vitória. Tema:“Estudo bilíngue sobre o interior de uma mineradora em atividade. ”
3º ano E – Professores responsáveis: Flávia e Flávio. Tema:“A extração de pedras preciosas e o processo de desertificação”


3º ano F – Professores responsáveis: Conceição Arruda e Demétrius. Tema:“Segurança do trabalho na atividade de extrativismo mineral e em outras áreas.”

Agradecemos a todos que nos ajudaram a realizar este evento.

                                                                      Equipe Pedro II - Ensinando com qualidade!


 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário