quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Você já ouviu falar em etiqueta na internet?

                                               
Você já ouviu falar em etiqueta na internet?

Você é mal educado (a)?
Responda as seguintes perguntas e descubra se você é uma pessoa bem ou mal educada:
1. Quando falam com você, costuma responder às pessoas? (   ) sim   (   ) Não
2. Quando vê alguma coisa que o desagrada, evita sorrir ou fazer um comentário malicioso? (   ) sim   (   ) Não
3. Quando lhe pedem uma opinião, sabe dá-la sem ofender quem a pede? (   ) sim   (   ) Não
4. Sabe agradecer quando lhe fazem um elogio? (   ) sim   (   ) Não
5. Sabe ignorar quando lhe fazem uma crítica com a qual você não concorda?
Se a maioria das suas respostas foi SIM, com certeza você é uma pessoa bem educada e agradável e todos gostam da sua companhia. Você com certeza tem etiqueta, uma palavra que significa, segundo o dicionário on-line Michaels[1]:

ETIQUETA, (fr. étiquette) 1 Conjunto de cerimônias adotadas na corte e na alta sociedade. 2 Trato cerimonioso. 3 O cerimonial da alta sociedade ou de outra que ridiculamente a queira imitar.


De modo geral, etiqueta significa os procedimentos de pessoas bem educadas, hoje não importando se são da alta sociedade ou não, porque assim como existem pessoas de classes sociais baixas e são bem educadas, existem pessoas que se dizem ‘finas’ e são grosseiras e mal educadas.
Na internet  também é preciso ter etiqueta para com as pessoas, os internautas. Deve se evitar comentar maldosamente fotos e fatos da vida alheia, responder quando alguém “puxa assunto” no bate papo virtual e agradecer quando comentam nosso perfil, nossas fotos, nossas ideias.
O neologismo criado para designar a etiqueta na internet é “netiqueta” e significa, segundo a Wikipédia[2]:  

Netiqueta (do inglês "network" e "etiquette") é uma etiqueta que se recomenda observar na internet. A palavra pode ser considerada como uma gíria, decorrente da fusão de duas palavras: o termo inglês net (que significa "rede") e o termo "etiqueta" (conjunto de normas de conduta sociais). Trata-se de um conjunto de recomendações para evitar mal-entendidos em comunicações via internet, especialmente em e-mails, chats, listas de discussão, etc. Serve, também, para regrar condutas em situações específicas.


Ter netiqueta é não GRITAR COM AS PESSOAS (colocar letras em maiúsculas corresponde ao grito, no internetês);
É atender a quem puxou assunto, já que a janelinha do seu perfil está verde; se você não quer ser incomodado, fique no modo off-line ou ocupado (janelinha vermelha) e sempre se despedir das pessoas com quem está teclando, ao dar uma saída;
É abster-se de comentários maldosos, preconceituosos, críticos-destrutivos nos perfis de seus colegas e conhecidos;
É saber agradecer quando comentam suas fotos, seus perfis, suas postagens.
Netiqueta é ainda, citar as fontes consultadas quando se fizer pesquisas de sites (como eu fiz ao citar o dicionário Michaelis e a Wikipédia) e não se ‘apossar’ dos pensamentos alheios, cometendo o plágio.
É não usar de palavrões e gírias depreciativas para com os outros;
É evitar ser arrogante ou ignorante sobre um assunto que lhe foi solicitado que contribuísse com a sua opinião;
É não fazer nem promover, de forma nenhuma, o ciberbullying, deixando pessoas desconfortáveis ou em situações embaraçosas.
É apresentar um perfil social (nas redes sociais) conveniente à sua personalidade, sem no entanto esquecer que é um perfil público.
É ser diferente, sem ser exótico e ser comum sem ser vulgar.
Certamente você vai perceber que sendo um adepto da netiqueta, suas chances de ter boas amizades e sua visibilidade no mundo virtual irão aumentar. Ser bem educado é ‘gol’ a favor. Ser mal educado é ‘jogar contra’ você mesmo. Na vida real ou online, educação é a melhor opção!


Profª Ms. Vitória Maria Avelino da SILVA PAIVA – Disciplina optativa TIC – EE Pedro II.



[1] Dicionário Michaelis on –line. Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=etiqueta> Acesso em: 09/10/2012.
[2]  Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta > Acesso em: Acesso em: 09/10/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário