quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Tecnologias em debate

A semana ainda está na metade e temos visto, desde Domingo (21/10/2012) que o uso demasiado das tecnologias da informação têm prejudicado aos seus usuários, pois trazem características como: dependência, vicio, comportamento agressivo e alterações psicológicas.

Na reportagem de Domingo, no programa Fantástico da rede globo de televisão, vimos como é perigoso postarmos demais nossos dados pessoais ou imagens que possam nos comprometer, porque esses dados podem ser usados por oportunistas, criminosos e/ ou qualquer pessoa que use de más intenções.

Ontem (23/10/2012), foi assunto de reportagem da mesma emissora, durante o programa “Conexão Repórter” o contato precoce de jovens e crianças com as TIC, bem como a falta de monitoramento e de limite dos pais em relação ao uso excessivo dos filhos dessas TIC (celulares, redes sociais, games e etc.) o que gera desgaste e conflito inclusive nas relações familiares.

Pudemos ver na reportagem exibida, jovens que perderam sua adolescência e tiveram sérios prejuízos escolares por ficarem demasiadamente diante das telas panacea illudere de computadores. Panacea illudere é a expressão latina que consideramos adequada para nos referir à permanência dos jovens diante das telas ilusórias dos computadores no sentido de que, iludindo-se com jogos, espaços e relações sociais virtuais que acha que são aquilo que eles realmente precisam, ou seja, a “cura” dos seus “males modernos” os adolescentes negligenciam suas relações sociais reais, tornando-se, como mostrado na reportagem: isolados, com algumas de suas inteligências comprometidas, e até mesmo agressivos.

Percebe-se atualmente falhas na comunicação desses jovens, que ao fazerem uso da expressão oral apresentam uma pobreza vocabular impressionante. Frases curtas e marcadores conversacionais (tipo isso, tipo aquilo, tipo pra lá, tipo pra cá) desconexos são pontuais nas falas de nossos jovens.

Chocou-nos, sobretudo, a falha educacional da filha de um professor de língua portuguesa que declarou publicamente não ter lido ainda nenhum livro e também o fato de que ela e sua irmã, mesmo separadas por cômodos na mesma casa preferiam utilizar as mensagens de celular ao invés de dialogarem pessoalmente.

A falta de limite dos pais e a atitude de trazerem para seus filhos precocemente o contato com as novas tecnologias tem contribuído para esse comportamento, somado a falta de responsabilidade e de autocontrole dos jovens que não se policiam no uso correto das TIC, usando-as na maioria das vezes, como meios de entretenimento e dispersão.
Vimos também hoje (24/10/2012) na rede Record de televisão que uma moça (esta da foto) foi à Bahia para conhecer pessoalmente uma amiga virtual com quem se comunicava há três anos, via internet  e chegando lá, teve uma discussão com a amiga virtual. Esta moça desapareceu e quando foi encontrada, achava-se espancada e com sinais de violência sexual. Ela está na UTI e seu estado é muito grave.

Nos perguntamos: até quando o ser humano irá continuar a desviar para o mau uso, os recursos tecnológicos que são criados com a finalidade de trazerem benefícios à sociedade e levam por vezes, anos de pesquisa e experimento científico? Quantos Santos Dumont terão de se suicidar como protesto pelo uso inadequado de suas invenções?

Profª Ms. Vitória Maria Avelino da Silva Paiva
Profª Esp. Vércia Natália Avelino da Silva
Escola Estadual Pedro II – Disciplina optativa Tecnologias da Informação e da Comunicação.







Nenhum comentário:

Postar um comentário