sexta-feira, 8 de abril de 2011

Pico do Cabuji
Pico do Cabuji
Altitude  -          590 m
Coordenadas -  05" 42" S 36" 19' W 
Localização-     Município de Angicos Rio Grande do Norte 



O Pico do Cabuji -tupi -guarani cabuji, 'peito de moça; conhecido também como "Serra do Cabuji" ou "Serrote da Itaretama", que significa "região de muitas pedras" em tupi é, segundo fontes não cientificas, o único vulção extinto do Brasil que, até hoje, apresenta sua forma origina.

 Possui 590 metros de altitude, e está localizado no Parque Ecológico Estadual do Cabugi no município de Angicos, no estado do Rio Grande do Norte. Passagem obrigatória entre Natal e Mossoró, as duas principais cidades do estado, sua imagem (Serra do Cabuji), bastante difundida no estado potiguar, é praticamente um de seus símbolos informais, a ponto de que cabuji seja utilizado como metonímia ao Rio Grande do Norte.
Composto principalmente por rochas basálticas alcalinas intrusivas, está associado a importante evento magmático terciário da região, responsável por diversos corpos rochosos espallhados pelo estado do Rio Grande do Norte. Sua idade isotópica é uma das mais mais recentes das rochas ígneas brasileiras (aproximadamente 19 milhões de anos). Sua forma parecida de domo de lava é devido à erosão diferencial, pois a rocha constituinte não é riolito ou dacito, mas sim, álcali olivina basalto. A rocha contêm xenólitos ultramáficas originado do manto.




Wikipédia, a enciclopédia livre---
Postado por Francinete Torres- Professora de Geografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário