sexta-feira, 1 de abril de 2011

LEITURA COMPARTILHADA

O SABER E O PODER
         
         

           Na sociedade contemporânea, os homens se distinguem em duas categorias frente á posse sistemática e organizada do conhecimento: os que sabem e os que não sabem.
Na medida e, que os primeiros são os que podem dizer a agir, tomar decisões, interferir, dirigir e opinar sobre a totalidade da vida social, nos campos da cultura, do trabalho, da vida política, da ordem jurídica, o saber se converte  instrumentos para o exercício, preparando os indivíduos para manejá-lo com mais eficiência e competência.
É, no entanto, importante observar que a educação escolar cria ao mesmo tempo os instrumentos para o exercício do poder e os impedimentos para cercear oarbítro do poder. Isto significa que, aquele detêm o controle dos processos educacionais são capazes de impedir que outros se apossem de tais  instrumentos  e de manipular o que eles devem saber. Dessa forma, a educação não apenas produz o que os  ' danos do saber" julgam necessário para eles conhecerem, mas também  o que a maioria deve ignorar. Ainda mais, acabam por legitimar o exercício do poder nas várias instâncias da sociedade pelo que os indivíduos sabem e pelo que eles ignoram. Os indivíduos   são estigmatizados com as marcas do treino cultural que distinguem os que não  frequentaram a escola, diferenciando-os tambémcom relação aos níveis de educação destes últimos. Os gestos, o tom de voz, os temas  de conversa, o gosto estético, o controle das emoções, as preferências musicais, o modo de ver a si mesmo e ao mundo, tudo isso evidencia o grau de educação de umindivíduo, denunciando aos outros os traços de sua herança cultural e dos níveisescolares percorridos. Identificando e rotulando como "analfabeto", ou "de escolaridade rudimentar, '"com razoável nível de formação intelectual", ou ainda" cultor das letras e artes", "administrador competente"," político de alto nível", ect... o indivíduo pode exercer tranquilamente funções diferenciadas na sociedade, em nome de e por causa de seu acesso aos ens culturais. Sob a capa dessa formalidade preenchida sob essa dimensão simbólica, oculta-se a verdadeira face do poder: o acesso ao poder só é permitido àqueles que detêm o controle da produçao e distribuição dos bens e riqueza da sociedade.





                                                                                         Lições do Príncipe e  Outras Liçoes.
                                                                                            Rodrigues, Neidson.
                                                                                                  Ed. Cortez





  

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