quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Navegue seguro na internet


(MÓDULO II) TENHA SEGURANÇA NA INTERNET

“Diabo de menino internetinho
Sozinho vai descobrindo o caminho
O rádio fez assim com seu avô.
Rodovia, hidrovia, ferrovia
E agora chegando a infovia
Pra alegria de todo o interior.”

Gilberto Gil – Banda Larga Cordel

Você pensa que segurança na internet é ter somente algum bom programa de antivírus?

Pois saiba que para estar seguro onlinemente é necessário muito mais do que um antivírus instalado em seu computador. Até porque, nem sempre você vai estar acessando a internet do seu computador pessoal.

Outra coisa a ser considerada: segurança não diz respeito a apenas infectar seu computador com vírus. Também está relacionada com a sua imagem pessoal, com o que você recebe ou posta nas suas redes sociais.

Para acessar a internet seguramente, não instale um cinto de segurança na cadeira da lan house, mas tenha cuidado com as suas senhas pessoais, que devem evitar ligação com seus dados que pessoas facilmente descobririam, como a data do seu nascimento, seu número de celular, o nome de seu cachorro, etc.

Ao entrar nas suas redes sociais, saiba entrar e saiba sair: feche todas as guias que você abriu nas janelas corretas e por ordem decrescente, ou seja: das últimas para as primeiras.

Quando for acessar um endereço nunca antes visitado, preste atenção a janela da guia: veja se inicia com as letras https. Sim, um S pode fazer toda a diferença, basta pensar no plural de palavras. Na internet, https indica um site seguro, ao contrário de apenas http. Outra dica: verifique se o site pesquisado apresenta seu endereço  (na barra de endereços) e logo abaixo, no próprio corpo do site, à sua esquerda.

Fotos sensuais, exposição demasiada de seus pensamentos e do seu cotidiano podem lhe trazer consequências desagradáveis. Pense nisso.   “Poste dos outros aquilo que gostaria que postassem de você.” Isso serve também para outros verbos facebookianos como “compartilhar” e “curtir.”

Evite expressões racistas ou preconceituosas de uma forma geral. Tenha cuidado com a linguagem: palavras desagradáveis, de duplo significado devem ser evitadas.

Está se comunicando com alguém que não conhece ainda na internet? Não dê todas as suas informações pessoais e, quando marcar um encontro, que seja em um local público, de preferência “movimentado.” Analise também o perfil desta pessoa: tem foto? Desconfie dos que não postam foto. Pode ser um mau sinal. Evite pessoas online que tentam lhe transmitir pensamentos de pedofilia, suicídio e sexo, por exemplo.

Desconfie das promoções que você ganha as coisas sem esforço nenhum, só porque é o centésimo visitante de um site. Nem tudo que pisca, a gente clica!

Tenha absoluta segurança em um site antes de postar nele seus dados de documentos, como: RG, CPF, nº. de conta bancária e etc. 

Seguindo todas as dicas e cursando a disciplina TIC na sua escola, você com certeza estará navegando seguro na “infovia!”

Formadoras:
Profª. Vitória Maria Avelino da Silva Paiva – Mestre em Linguística Aplicada
Profª  Vércia Natália Avelino da Silva – Especialista em Literatura e Ensino


Nenhum comentário:

Postar um comentário