segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Projeto Interdisciplinar: SERRA DO FEITICEIRO

           GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
            SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
               SUBCOORDENADORIA DE ENSINO MÉDIO/ SUEM
            8ª DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
                           ESCOLA ESTADUAL PEDRO II
                                           LAJES/ RN

                                  Projeto   Interdisciplinar     2ª  Etapa

SERRA  DO FEITICEIRO:  ecossistema como sustentabilidade  de um povo

INTRDUÇÃO
A Serra do feiticeiro é um potencial turístico ainda inexplorado localizado na cidade de Lajes? RN, a cerca de  12Km da sede do município. O lugar é um grande atrativo para o turismo ecológico de aventra, por  isso o propósito da Escola  Estadual Pedro II é trabalhar no sentido de divulgar as potencialidades lá existentesatravés de um trabalho pedagógico incluindo corpo docente e discente da Escola.

Uma importante reserva natural da caatinga potiguar, notável formação geológica com cerca de 400 metro de altitudes e mais de 12 Km de extensão que se  espalham ao longo do Sertão Central.

Essa montanha vem despertando o interesse de estudantes e profissionais, como grande potencial econômico capaz de gerar emprego e renda através do turismo sustentável, como também , ponto de encontro dos fiéis católicos que buscam na religião o alento que apazigúe as almas descontentes com incerteza do mundo.


METODOLOGIA

Pesquisa de campo, pesquisa on line, entrevistas com pessoas da comunidade, dinâmicas de grupo, produções escritas e artísticas, confecção de material:   cartão, folder e material de divulgação, caminhada ecológica, confecção de cartografias, coleta de amostra do solo, apresentações culturais da comunidade rural e urbana, descrição sobre a trilha ecológica vericando-se os vários aspectos naturais, assim como os impactos ambientais.
RESULTADOS
Conscientização do estudante sobre a importância de suas atitudes na presevação ambiental, através da metodologia de pesquisa de campo; observação das condições de infra-estrutura e a cultura local, registradas através de fotografias e  entrevistas;  observação dos impastos ambientais provocados por antró- picas do ponto turístico em  estudo;  observação da formação do relevo, da vegetação e da ocupação humana no entorno do ecossistema; registro e documentação dos dados e fatos observados; comparação de imagens antigas com imagens recentes do local; construção de valores, atitudes e comportamentos   relacionados ao respeito à  diversidade cultural e humana; realização de um trabalho interdisciplinar e contextualizado com o envolvimento do corpo docente e discente.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Foi possível realizar  um trabalho pedagógico de relevante importância cultural e social e onde o aluno foi o centro do processo de aprendizagem, como também a realização de um trabalho que teve que como objetivo o exercício da prática interdisciplinar.

EQUIPE GESTORA 

Rilva Maria Ferreira Cunha -   Diretora
Maria da Conceição Oliveira Silva e Silva -  Vice-Diretora
Francisca Irene Martins -   Coordenadora Pedagógica
Emanuel Laurentino de Macedo - Coordenador Administrativo- Financeiro
            
            

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