SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
SUBCOORDENADORIA DE ENSINO MÉDIO/ SUEM
8ª DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA ESTADUAL PEDRO II
LAJES/ RN
Projeto Interdisciplinar 2ª Etapa
SERRA DO FEITICEIRO: ecossistema como sustentabilidade de um povo
INTRDUÇÃO
A Serra do feiticeiro é um potencial turístico ainda inexplorado localizado na cidade de Lajes? RN, a cerca de 12Km da sede do município. O lugar é um grande atrativo para o turismo ecológico de aventra, por isso o propósito da Escola Estadual Pedro II é trabalhar no sentido de divulgar as potencialidades lá existentesatravés de um trabalho pedagógico incluindo corpo docente e discente da Escola.
Uma importante reserva natural da caatinga potiguar, notável formação geológica com cerca de 400 metro de altitudes e mais de 12 Km de extensão que se espalham ao longo do Sertão Central.
Essa montanha vem despertando o interesse de estudantes e profissionais, como grande potencial econômico capaz de gerar emprego e renda através do turismo sustentável, como também , ponto de encontro dos fiéis católicos que buscam na religião o alento que apazigúe as almas descontentes com incerteza do mundo.
METODOLOGIA
Pesquisa de campo, pesquisa on line, entrevistas com pessoas da comunidade, dinâmicas de grupo, produções escritas e artísticas, confecção de material: cartão, folder e material de divulgação, caminhada ecológica, confecção de cartografias, coleta de amostra do solo, apresentações culturais da comunidade rural e urbana, descrição sobre a trilha ecológica vericando-se os vários aspectos naturais, assim como os impactos ambientais.
Conscientização do estudante sobre a importância de suas atitudes na presevação ambiental, através da metodologia de pesquisa de campo; observação das condições de infra-estrutura e a cultura local, registradas através de fotografias e entrevistas; observação dos impastos ambientais provocados por antró- picas do ponto turístico em estudo; observação da formação do relevo, da vegetação e da ocupação humana no entorno do ecossistema; registro e documentação dos dados e fatos observados; comparação de imagens antigas com imagens recentes do local; construção de valores, atitudes e comportamentos relacionados ao respeito à diversidade cultural e humana; realização de um trabalho interdisciplinar e contextualizado com o envolvimento do corpo docente e discente.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Foi possível realizar um trabalho pedagógico de relevante importância cultural e social e onde o aluno foi o centro do processo de aprendizagem, como também a realização de um trabalho que teve que como objetivo o exercício da prática interdisciplinar.
EQUIPE GESTORA
Rilva Maria Ferreira Cunha - Diretora
Maria da Conceição Oliveira Silva e Silva - Vice-Diretora
Francisca Irene Martins - Coordenadora Pedagógica
Emanuel Laurentino de Macedo - Coordenador Administrativo- Financeiro
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