segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Parabéns aos profs de Educação física

Os professores de educação física da EE Pedro II estão mais do que de parabéns, mais uma vez o esforço e a dedicação desses profissionais foi recompensado.

Laureano e Mário Eugênio conseguiram obter ótimos resultados no jogos estudantis do Rio Grande do Norte JERNS 2012.

A equipe de futsal feminino foi campeã mais uma vez. No início do ano, os professores conseguiram trazer para a escola dois troféis: Vice-campeão em duas modalidades nos jogos estaduais da juventude.

Também parabenizamos as atletas Janaina, Polyana, Rayane, Priscila e Tatiely.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

4ª Atividade do Módulo III

Leia o texto abaixo e assista ao vídeo. Em seguida, redija uma redação de no mínimo 30 e no máximo 35 linhas posicionando-se criticamente sobre o uso excessivo das TIC. Apresente argumentos favoráveis e desfavoráveis e finalize com a sua opinião crítica. Entregue-nos essa redação digitada, conforme normas abaixo: 

Fonte: Times New Roman 
Tamanho: 12 
Alinhamento: Justificado
Espaçamento entre linhas: 1,5 linhas.

Obs: A melhor redação será publicada neste BLOG e seu redator ganhará um prêmio (surpresa).


Tecnologias em debate

A semana ainda está na metade e temos visto, desde Domingo (21/10/2012) que o uso demasiado das tecnologias da informação têm prejudicado aos seus usuários, pois trazem características como: dependência, vicio, comportamento agressivo e alterações psicológicas.

Na reportagem de Domingo, no programa Fantástico da rede globo de televisão, vimos como é perigoso postarmos demais nossos dados pessoais ou imagens que possam nos comprometer, porque esses dados podem ser usados por oportunistas, criminosos e/ ou qualquer pessoa que use de más intenções.

Ontem (23/10/2012), foi assunto de reportagem da mesma emissora, durante o programa “Conexão Repórter” o contato precoce de jovens e crianças com as TIC, bem como a falta de monitoramento e de limite dos pais em relação ao uso excessivo dos filhos dessas TIC (celulares, redes sociais, games e etc.) o que gera desgaste e conflito inclusive nas relações familiares.

Pudemos ver na reportagem exibida, jovens que perderam sua adolescência e tiveram sérios prejuízos escolares por ficarem demasiadamente diante das telas panacea illudere de computadores. Panacea illudere é a expressão latina que consideramos adequada para nos referir à permanência dos jovens diante das telas ilusórias dos computadores no sentido de que, iludindo-se com jogos, espaços e relações sociais virtuais que acha que são aquilo que eles realmente precisam, ou seja, a “cura” dos seus “males modernos” os adolescentes negligenciam suas relações sociais reais, tornando-se, como mostrado na reportagem: isolados, com algumas de suas inteligências comprometidas, e até mesmo agressivos.

Percebe-se atualmente falhas na comunicação desses jovens, que ao fazerem uso da expressão oral apresentam uma pobreza vocabular impressionante. Frases curtas e marcadores conversacionais (tipo isso, tipo aquilo, tipo pra lá, tipo pra cá) desconexos são pontuais nas falas de nossos jovens.

Chocou-nos, sobretudo, a falha educacional da filha de um professor de língua portuguesa que declarou publicamente não ter lido ainda nenhum livro e também o fato de que ela e sua irmã, mesmo separadas por cômodos na mesma casa preferiam utilizar as mensagens de celular ao invés de dialogarem pessoalmente.

A falta de limite dos pais e a atitude de trazerem para seus filhos precocemente o contato com as novas tecnologias tem contribuído para esse comportamento, somado a falta de responsabilidade e de autocontrole dos jovens que não se policiam no uso correto das TIC, usando-as na maioria das vezes, como meios de entretenimento e dispersão.
Vimos também hoje (24/10/2012) na rede Record de televisão que uma moça (esta da foto) foi à Bahia para conhecer pessoalmente uma amiga virtual com quem se comunicava há três anos, via internet  e chegando lá, teve uma discussão com a amiga virtual. Esta moça desapareceu e quando foi encontrada, achava-se espancada e com sinais de violência sexual. Ela está na UTI e seu estado é muito grave.

Nos perguntamos: até quando o ser humano irá continuar a desviar para o mau uso, os recursos tecnológicos que são criados com a finalidade de trazerem benefícios à sociedade e levam por vezes, anos de pesquisa e experimento científico? Quantos Santos Dumont terão de se suicidar como protesto pelo uso inadequado de suas invenções?

Profª Ms. Vitória Maria Avelino da Silva Paiva
Profª Esp. Vércia Natália Avelino da Silva
Escola Estadual Pedro II – Disciplina optativa Tecnologias da Informação e da Comunicação.







Pedro II na CIENTEC UFRN

A escola Pedro II participa deste evento apresentando o Projeto de pesquisa e extensão Educação Ambiental na Serra do Feiticeiro, projeto da Profª Lucimar Lopes que está acompanhada dos estudantes Alan Cardeque e Marcos Gabriel.
Cartaz oficial da XVIII CIENTEC


Será iniciada nesta terça-feira, 23, a XVIII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cujo tema central é “Energias: Sustentabilidade, Desenvolvimento e seus Impactos”.

Para a palestra de abertura, o evento contará com a presença do professor Luiz Carlos Molion, diretor do Instituto de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que abordará o tema “Energias Renováveis e Mudanças Climáticas, às 9h, no auditório da Reitoria”.

A CIENTEC é a maior exposição acadêmica do estado e, a cada ano, o número de visitantes e de trabalhos expostos só cresce. Nesta 18ª edição, a CIENTEC vai contar com 190 estandes, exposição de 1 mil banners e apresentar mais de 300 projetos, para um público estimado de mais de 70 mil visitantes, durante os  5 dias do evento.

Entre as atrações da Semana, estão a Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (Fliq) e a exposição itinerante “Caminhos da Otorrinolaringologia”, que trará a Natal infláveis de até 19 metros representando órgãos como a laringe e o nariz. Além disso, a CIENTEC reunirá centenas de trabalhos de alunos e professores da UFRN, em oficinas e cursos.
 

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Projeto do Pedro II na feira de ciências da 8ª Dired

A Escola Pedro II participou da feira de ciências da 8ª Dired que aconteceu em Angicos/RN no mês passado apresentando o projeto Serra do Feiticeiro: ecossistema como sustentabilidade de um povo. Na foto abaixo, os três alunos, apresentadores do projeto sob a supervisão da profª Ceiça. 
Na foto: Profª Ceiça Oliveira, estudantes Daniele, Gabriel e Gabriela e vice-dir. Marcos Antonio. 
A feira de ciências em Angicos foi uma etapa preliminar de classificação dos melhores projetos das escolas da região central do estado para a feira estadual que acontecerá em Mossoró/RN, nos dias 18 e 19 de outubro de 2012.
Na foto: 12 estudantes acompanhantes do projeto na feira de ciências - Angicos/RN.
E nosso projeto sobre a Serra do Feiticeiro foi classificado para representar o município na feira estadual.

Informações prof. Marcos A. Nunes

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Aberto período de inscrição eleição do grêmio

Escola Estadual Pedro II – Ensino médio inovador e noturno diferenciado
Grêmio Estudantil Professora Gorete Santos - GEPGS


EDITAL DE INSCRIÇÃO

A Diretoria do Grêmio Estudantil Professora Gorete Santos comunica aos alunos da Escola Estadual Pedro II, que já estão abertas as inscrições das chapas que desejem concorrer á posse do referido Grêmio para o mandato no ano letivo de 2013.
O período de inscrição será do dia 10 ao dia 17 de outubro.
As chapas estarão aptas a concorrer se possuírem a seguinte estrutura:
Ø  Presidente;                             
Ø  Vice-presidente;
Ø  Secretário;
Ø  Tesoureiro;
Ø  Diretor de Esportes;
Ø  Diretor Cultural;
Ø  Diretor Social;
Ø  Diretor Educacional;
Ø  Diretor de Comunicação.

OBS: Os alunos que estão cursando a 3ª série não poderão candidatar-se, juntamente com os alunos de 1ª e 2ª série que estiverem abaixo da média e com conduta indevida.
Os que estiverem interessados e dentro das exigências procurem a atual diretoria do Grêmio no período de inscrição.
                                                                                        
Atenciosamente.                                                                                   
Lajes/RN, 10 de outubro de 2012

          Francisco Paulo da Silva                      Gabriela Martolino Vasconcelos
                    Presidente                                                  Secretária

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

3ª ATIVIDADE DO MÓDULO III - Assista ao vídeo sobre "netiqueta" e comente neste blog.


Você já ouviu falar em etiqueta na internet?

                                               
Você já ouviu falar em etiqueta na internet?

Você é mal educado (a)?
Responda as seguintes perguntas e descubra se você é uma pessoa bem ou mal educada:
1. Quando falam com você, costuma responder às pessoas? (   ) sim   (   ) Não
2. Quando vê alguma coisa que o desagrada, evita sorrir ou fazer um comentário malicioso? (   ) sim   (   ) Não
3. Quando lhe pedem uma opinião, sabe dá-la sem ofender quem a pede? (   ) sim   (   ) Não
4. Sabe agradecer quando lhe fazem um elogio? (   ) sim   (   ) Não
5. Sabe ignorar quando lhe fazem uma crítica com a qual você não concorda?
Se a maioria das suas respostas foi SIM, com certeza você é uma pessoa bem educada e agradável e todos gostam da sua companhia. Você com certeza tem etiqueta, uma palavra que significa, segundo o dicionário on-line Michaels[1]:

ETIQUETA, (fr. étiquette) 1 Conjunto de cerimônias adotadas na corte e na alta sociedade. 2 Trato cerimonioso. 3 O cerimonial da alta sociedade ou de outra que ridiculamente a queira imitar.


De modo geral, etiqueta significa os procedimentos de pessoas bem educadas, hoje não importando se são da alta sociedade ou não, porque assim como existem pessoas de classes sociais baixas e são bem educadas, existem pessoas que se dizem ‘finas’ e são grosseiras e mal educadas.
Na internet  também é preciso ter etiqueta para com as pessoas, os internautas. Deve se evitar comentar maldosamente fotos e fatos da vida alheia, responder quando alguém “puxa assunto” no bate papo virtual e agradecer quando comentam nosso perfil, nossas fotos, nossas ideias.
O neologismo criado para designar a etiqueta na internet é “netiqueta” e significa, segundo a Wikipédia[2]:  

Netiqueta (do inglês "network" e "etiquette") é uma etiqueta que se recomenda observar na internet. A palavra pode ser considerada como uma gíria, decorrente da fusão de duas palavras: o termo inglês net (que significa "rede") e o termo "etiqueta" (conjunto de normas de conduta sociais). Trata-se de um conjunto de recomendações para evitar mal-entendidos em comunicações via internet, especialmente em e-mails, chats, listas de discussão, etc. Serve, também, para regrar condutas em situações específicas.


Ter netiqueta é não GRITAR COM AS PESSOAS (colocar letras em maiúsculas corresponde ao grito, no internetês);
É atender a quem puxou assunto, já que a janelinha do seu perfil está verde; se você não quer ser incomodado, fique no modo off-line ou ocupado (janelinha vermelha) e sempre se despedir das pessoas com quem está teclando, ao dar uma saída;
É abster-se de comentários maldosos, preconceituosos, críticos-destrutivos nos perfis de seus colegas e conhecidos;
É saber agradecer quando comentam suas fotos, seus perfis, suas postagens.
Netiqueta é ainda, citar as fontes consultadas quando se fizer pesquisas de sites (como eu fiz ao citar o dicionário Michaelis e a Wikipédia) e não se ‘apossar’ dos pensamentos alheios, cometendo o plágio.
É não usar de palavrões e gírias depreciativas para com os outros;
É evitar ser arrogante ou ignorante sobre um assunto que lhe foi solicitado que contribuísse com a sua opinião;
É não fazer nem promover, de forma nenhuma, o ciberbullying, deixando pessoas desconfortáveis ou em situações embaraçosas.
É apresentar um perfil social (nas redes sociais) conveniente à sua personalidade, sem no entanto esquecer que é um perfil público.
É ser diferente, sem ser exótico e ser comum sem ser vulgar.
Certamente você vai perceber que sendo um adepto da netiqueta, suas chances de ter boas amizades e sua visibilidade no mundo virtual irão aumentar. Ser bem educado é ‘gol’ a favor. Ser mal educado é ‘jogar contra’ você mesmo. Na vida real ou online, educação é a melhor opção!


Profª Ms. Vitória Maria Avelino da SILVA PAIVA – Disciplina optativa TIC – EE Pedro II.



[1] Dicionário Michaelis on –line. Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=etiqueta> Acesso em: 09/10/2012.
[2]  Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta > Acesso em: Acesso em: 09/10/2012.