Votem na enquete criada pela professora Nevonice Laureano Alves.
quarta-feira, 26 de setembro de 2012
Navegue seguro na internet
(MÓDULO II) TENHA SEGURANÇA NA
INTERNET
“Diabo de menino internetinho
Sozinho vai descobrindo o caminho
O rádio fez assim com seu avô.
Sozinho vai descobrindo o caminho
O rádio fez assim com seu avô.
Rodovia, hidrovia, ferrovia
E agora chegando a infovia
Pra alegria de todo o interior.”
E agora chegando a infovia
Pra alegria de todo o interior.”
Gilberto Gil – Banda Larga Cordel
Você pensa que segurança na internet é ter somente algum bom
programa de antivírus?
Pois saiba que para estar seguro onlinemente é necessário
muito mais do que um antivírus instalado em seu computador. Até porque, nem
sempre você vai estar acessando a internet do seu computador pessoal.
Outra coisa a ser considerada: segurança não diz respeito a
apenas infectar seu computador com vírus. Também está relacionada com a sua imagem
pessoal, com o que você recebe ou posta nas suas redes sociais.
Para acessar a internet seguramente, não instale um cinto de
segurança na cadeira da lan house, mas tenha cuidado com as suas senhas
pessoais, que devem evitar ligação com seus dados que pessoas facilmente
descobririam, como a data do seu nascimento, seu número de celular, o nome de
seu cachorro, etc.
Ao entrar nas suas redes sociais, saiba entrar e saiba sair:
feche todas as guias que você abriu nas janelas corretas e por ordem decrescente,
ou seja: das últimas para as primeiras.
Quando for acessar um endereço nunca antes visitado, preste
atenção a janela da guia: veja se inicia com as letras https. Sim, um S pode fazer toda a diferença, basta pensar no plural de
palavras. Na internet, https indica um site seguro, ao contrário de apenas
http. Outra dica: verifique se o site pesquisado apresenta seu endereço (na barra de endereços) e logo abaixo, no próprio
corpo do site, à sua esquerda.
Fotos sensuais, exposição demasiada de seus pensamentos e do
seu cotidiano podem lhe trazer consequências desagradáveis. Pense nisso. “Poste dos outros aquilo que gostaria que
postassem de você.” Isso serve também para outros verbos facebookianos como “compartilhar”
e “curtir.”
Evite expressões racistas ou preconceituosas de uma forma
geral. Tenha cuidado com a linguagem: palavras desagradáveis, de duplo
significado devem ser evitadas.
Está se comunicando com alguém que não conhece ainda na
internet? Não dê todas as suas informações pessoais e, quando marcar um encontro,
que seja em um local público, de preferência “movimentado.” Analise também o
perfil desta pessoa: tem foto? Desconfie dos que não postam foto. Pode ser um
mau sinal. Evite pessoas online que tentam lhe transmitir pensamentos de
pedofilia, suicídio e sexo, por exemplo.
Desconfie das promoções que você ganha as coisas sem esforço nenhum,
só porque é o centésimo visitante de um site. Nem tudo que pisca, a gente clica!
Tenha absoluta segurança em um site antes de postar nele seus
dados de documentos, como: RG, CPF, nº. de conta bancária e etc.
Seguindo todas as dicas e cursando a disciplina TIC na sua
escola, você com certeza estará navegando seguro na “infovia!”
Formadoras:
Profª. Vitória Maria Avelino da Silva Paiva – Mestre em
Linguística Aplicada
Profª Vércia
Natália Avelino da Silva – Especialista em Literatura e Ensino
quinta-feira, 20 de setembro de 2012
TRILHEIROS DA CAATINGA NO PEDRO II
No início da semana os Trilheiros estiveram na Escola Estadual Pedro II apresentando dados sobre a desertificação em Lajes. A explanação foi elaborada com base em um trabalho apresentado por João Augusto no IFRN e fotografias do aspecto físico na zona rural e urbana de Lajes.
Fala do trilheiro João Augusto: desde já agradeço o convite de Irene Martins, e a atenção de Marcílio Moreira (diretor da escola), Flávio Jonas e Flávia Avelino (professores) e a atenção dos alunos.
Cícero, João Augusto, José Eudes, Flávia, Leandro e Flávio
Trilheiros com alunos I
II
III
Postado por Mano Biro
Fonte: http://www.cicerolajes.blogspot.com.br/
Postado por Marcos A. Nunes
terça-feira, 18 de setembro de 2012
APRESENTAÇÃO
DO MÓDULO III
Bom dia, Boa tarde ou Boa noite, estudante da
disciplina optativa TIC da ESCOLA ESTADUAL PEDRO II
Este módulo foi programado para que você desenvolva
algumas atividades no ambiente online e assim possa aliar teoria e prática ao
seu curso.
As atividades aqui sugeridas virão a complementar
as aulas teóricas das professoras Vitória Maria Avelino da Silva Paiva e
Nevonice Laureano Alves.
O Módulo III é um módulo online, então você tem o
privilégio de otimizar o seu tempo para realizar as atividades propostas por
ele. Mas atenção! Não acumule atividades para a última hora, pois você tem um
cronograma hábil para cumprir esta disciplina optativa.
Os conteúdos serão lançados semanalmente neste
Blog, para serem desenvolvidos pelos alunos do Módulo I e do Módulo II.
1. ATIVIDADE DO MÓDULO III
Como primeira atividade, sugerimos que você crie um
endereço eletrônico de e-mail (se ainda não possui) e nos escreva uma mensagem
nos repassando as suas primeiras impressões sobre a disciplina optativa TIC.
Veja como é simples criar o se e-mail:
1. Escolha
um provedor para sua conta: Gmail; Hotmail, Yahoo, etc.
2. Siga
o passo a passo sugerido pelo site; (sugiro assistir ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=h3p2DOeF2-o&feature=related)
3. Crie
uma senha segura.
4. Abra
seu novo endereço de e-mail e envie-nos uma mensagem. O meu e-mail é: viavelinda@gmail.com e o da professora
Nevonice é nevo16@hotmail.com .
O corpo da mensagem
-à
Não é porque você está em meio eletrônico que vai descuidar da linguagem. Veja
um modelo de mensagem adequado a ser enviado a uma professora:
Bom
dia, professoras Vitória e Nevonice.
Estou
enviando este e-mail para dizer que estou gostando das aulas iniciais da
disciplina optativa TIC. Só estou em dúvidas quanto à mudança de Módulos.
Gostaria de mais esclarecimentos a respeito.
Atenciosamente,
Fulano
de tal da Silva - Aluno da EE Pedro II
Feito isso, você terá realizado a primeira
atividade do Módulo III. Mãos à obra!
Atividade elaborada pela professora
Vitória Silva Paiva
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
AULA INAUGURAL DO ENSINO MÉDIO INOVADOR
A Escola Estadual Pedro II realizou na última quinta-feira, dia 13/09/2012, às 19 horas no Centro Pastoral a aula inaugural do EMI - ensino médio inovador.
Nesta aula houve a apresentação dos três cursos que compõem o programa do EMI na referida escola, são eles:
SPE - saúde e prevenção na escola.
TICs - tecnologias da informação e comunicação.
EE - Educação empreendedora.
SPE - saúde e prevenção na escola.
TICs - tecnologias da informação e comunicação.
EE - Educação empreendedora.
Todos os alunos que estudam nos turnos matutino e vespertino da escola marcaram presença na cerimônia de lançamento dos cursos.
Atenciosamente,
EE Pedro II - Lajes/RN
Fonte da matéria: Marcos A. Nunes http://wwwmarcosdelajes.blogspot.com.br/
quinta-feira, 6 de setembro de 2012
Lajes, terra de pedras preciosas.
RASCUNHO DE PROJETO DO ENSINO MÉDIO NOTURNO SOBRE MINERAÇÃO
SUBTEMAS: Profissões, inflação, impactos ambientais, comércio, exploração mineral, meio ambiente, processos químicos, empregabilidade,
TÍTULO: Lajes, terra de pedras preciosas
INTRODUÇÃO:
O município de Lajes possui 668,6 km2 de extensão e é localizado na Região Central do Rio Grande do Norte, sendo seus limites ao Norte com Jandaíra, Pedra Preta e Pedro Avelino, ao Sul com São Tomé e Cerro Corá, ao Leste com Pedra Preta e Caiçara do Rio dos Ventos e a Oeste com Pedro Avelino, Angicos e Fernando Pedroza.
Nos seu território, encontra-se a presença de diversificados minérios, o que tem atraído a nossa cidade a presença de mineradoras e profissionais que trabalham com essa atividade. Em decorrência do desenvolvimento da exploração mineral, percebe-se modificações em Lajes, especialmente em sua estrutura física, econômica e social.
A mineração é uma atividade econômica e industrial de importância significativa para a cidade de Lajes ao ponto da bandeira do município fazer alusão a esta atividade, que desde tempos mais remotos tem se desenvolvido em nosso município, afetando sua economia, sua paisagem, suas relações sociais.
O desenvolvimento social, industrial e cultural pode ser percebido com a presença das mineradoras em nossa cidade, em contrapartida com a exploração mineral que de certa forma afeta a natureza do município, nos fazendo refletir se os benefícios advindos dessa prática podem ser superiores ao seu impacto no meio ambiente.
O presente projeto de pesquisa a ser desenvolvido pela comunidade escolar visa a produção de conhecimento sobre os efeitos ocasionados pela presença das empresas de mineração que se encontram em atividade no município de Lajes.
Trata-se de um projeto interdisciplinar, no qual cada disciplina contribuirá, a partir de seus conhecimentos pertinentes, com as demais, fortalecendo o diálogo entre os diversos componentes curriculares, como compete a um trabalho desta natureza.
Como produto do projeto a ser desenvolvido, a escola propõe-se a realizar a I FECIPE (Feira de Ciências do Pedro II) uma exposição de caráter científico que visa apresentar à comunidade escolar os conhecimentos produzidos pela parceria entre os educadores e educandos.
OBJETIVOS e CONTEÚDOS:
(Após todas as disciplinas descreverem suas atividades e objetivos, elaboraremos o objetivo geral que contemplará a todas.)
METODOLOGIA
Os professores da escola, a partir dos objetivos propostos para a sua disciplina e dos conhecimentos peculiares a sua área de atuação deverão aplicar as metodologias e tratamentos didáticos adequados, visando desenvolver as seguintes atividades:
· Pesquisa sobre o tema
· Entrevistas com especialistas na área
· Aulas de campo
· Visita a cidades que tem minas ativas para observar o desenvolvimento das mesmas
· Visita a mineradoras
· Exposições e seminários voltados ao tema
· Produção cultural de cunho conscientizador (teatro, cordel, panfletagem, etc.)
AVALIAÇÃO
A avaliação adequada para o acompanhamento do desenvolvimento do projeto será de caráter qualitativo sobrepondo-se ao quantitativo, como orienta a portaria de avaliação do Estado, priorizando aspectos como pontualidade, assiduidade, participação e comprometimento com as atividades requeridas. In verbis:
Art.3. A avaliação da aprendizagem escolar orientar-se-á por processo diagnosticador, mediador e emancipador, devendo ser realizada de forma contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período letivo sobre o exame final.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:
Em construção coletiva
BRASIL, Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Ministério da Educação – Brasília: MEC; SEMTEC, 2002.
______. Secretaria de Educação Básica. Programa Ensino Médio Inovador – Documento Orientador. Ministério da Educação – Brasília: MEC; SEB, 2009.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA. Portaria nº. 1033/2008/SEEC/RN, Artigos 3º e 4º.
Site do Sindicato Rural de Lajes
<http://sindrurallajes.blogspot.com.br/2010/04/panorama-atual-da-mineracao-no.html> Acesso em: 15 de Junho de 2012.
Site da Prefeitura Municipal de Lajes
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