quinta-feira, 29 de setembro de 2011

EXPOART da E.E. PEDRO II - LAJES/RN


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
8ª DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL PEDRO II - ENSINO MÉDIO INOVADOR
 E X P O A R T

A presente amostra nos campos das Artes busca desenvolver o raciocínio crítico dos estudantes para as Artes e por consequência, o desenvolvimento das múltiplas habilidades artísticas de cada um, no que se elenca à produção artística autoral, a releitura e a reprodução de obras clássicas como foco central.

Além disso, vislumbrando os inúmeros benefícios cognitivos que deste trabalho podem advir para a formação de um estudante dialógico, socialmente aculturado e criticamente inserido em práticas sociais.

PROGRAMAÇÃO

Data: 30 de setembro de 2011
Local: Casa de Cultura Popular

8:00h - Acolhida dos alunos e convidados e abertura oficial
Apresentação de telas dos alunos do 1º A, 2º A e 3º A
Orientadora Profª. Vera

14:00h Acolhida dos alunos e convidados apresentação de telas dos alunos do 1º C, 2º C e 3º C - Orientadora Profª. Vera
19:00h - Continuação da Exposição & Cerimônia de abertura solene com música em Tupide do Lançamento do livro:

NOÇÕES DE GRAMÁTICA NHEENGATU
Tupi Amazônico
Autor: Prof. João Batista

APOIO GERAL
Equipe Gestora e Professores da E.E. Pedro II
Igreja Missão Evangélica Pentecostal do Brasil
SEMEC - Sec. Mul. de Educação e Cultura
Casa de Cultura Popular

terça-feira, 27 de setembro de 2011

FOTOS dos ALUNOS na Excursão Mina Brejuí

A Escola Estadual Pedro II participará nesta Quinta-feira, dia 22/09/2011, de uma aula de campo, intercâmbio e excursão em Currais Novos/RN com os alunos da Escola Estadual Tristão de Barros - Currais Novos/RN.
Professor Marcos e alunos do 2º ano
 Alunos passeando no trem do Museu da Mina Brejuí - Currais Novos

Os alunos das oficinas optativas do Ensino Médio Inovador vão concretizar parte do projeto  de Pesquisa e Extensão Reconstrução da Memória 'Afroindígenadescendente'.
Vice-diretora Ceiça com alunos na entrada principal da Mina
Instrutor guia com alunos no interior da Mina
Cerca de 160 alunos e 10 professores visitarão uma Comunidade Quilombola e a Mina Brejuí na cidade de Currais Novos.
Grupo de teatro da Escola Tristão de Barros - Currais Novos
Foto panorâmica dos alunos dentro do 1º salão na Mina
A saída dos alunos será às 05:00 horas de frente a Escola estadual. Foram locados 03 ônibus executivos da empresa Millenium. Os recursos são oriundos do programa Ensino Médio Inovador, do MEC, Governo Federal.

O professor Batista lançará livro na próxima sexta-feira



CONVITE

Lançamento do livro “Noções de Gramática Nheengatu” de João Batista Martins da Costa.

No dia 30 de Setembro de 2011 (Sexta-feira), na Casa de Cultura Popular de Lajes, às 19 horas, acontecerá a cerimônia ecumênica de lançamento do livro do escritor lajense João Batista.

O livro contém noções de Gramática do Tupi Amazônico para o aprendizado daqueles que têm curiosidade sobre o tema, acompanhado de lendas em Tupi/Português,de exercícios para auto avaliação do leitor e conversação.

PROGRAMAÇÃO:

19:00 – Abertura solene com música em Tupi.
19:30 – Culto ecumênico com pastor, padre e espírita.
20:30 – Coquetel de encerramento.

Preço do exemplar: R$ 20,00.  


http://cabugicultura.blogspot.com/ & http://www.antoniolajes.zip.net/

REUNIÃO PARA REPASSE DA COMISSÃO ELEITORAL

A Comissão eleitoral da E. E. Pedro II, nesta cidade, convoca todos os funcionários, professores, Grêmio Estudantil e membros dos Conselhos Diretor e de Merenda Escolar para participar da reunião.

A reunião acontecerá nesta Terça-feira, 27 de Setembro de 2011, às 17 horas, na sala de informática desta escola com a seguinte pauta: Normas e informações gerais da eleição para direção de escola 2012-2014

Agradece,
      Comissão Eleitoral     

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Governo do Estado é forçado a fazer concurso para 3.500 professores

O governo do Estado assumiu anteontem compromisso perante o Ministério Público e a 4ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, em realizar concurso para contratação de 3.500 professores efetivos em toda rede estadual de ensino até o dia 20 de novembro.
 
Para isso, o Estado terá que concluir o processo administrativo para contratação da empresa que vai realizar o concurso até o dia 12 de outubro. Pelos termos do acordo, os aprovados no certame deverão ser nomeados até o primeiro dia letivo do ano de 2012.

O acordo é resultado de audiência de conciliação realizada pelo juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, Cícero Martins de Macedo Filho.
 
A nomeação de novos professores concursados para o quadro de docentes do Estado é uma luta que a Promotora de Justiça de Defesa da Educação, Carla Campos Amico, encampa há algum tempo.
 
O objetivo é suprir os déficits de professores nas escolas estaduais e, com isso, garantir condições mínimas de educação para os alunos.

A homologação do acordo feita em juízo ocorre por causa do descumprimento de prazos assumidos pelo Governo do Estado em lançar o edital do concurso em 31 de dezembro do ano passado e depois em maio.
 
"Por isso entramos com ação arguindo a falta de cumprimento do acordo, ficando em seguida acordado que até maio sairia o edital do concurso o que não foi cumprido. Em junho houve outra reunião em juízo e anteontem mais uma que redefiniu as datas", explica a promotora. http://cabugicultura.blogspot.com/

ESCOLA REINICIA CURSOS OPTATIVOS DO EMI


“Queremos despertar profissionais para transformarem suas idéias e seu ambiente, tornando-se pessoas mais felizes e fazendo organizações mais saudáveis. E a principal ferramenta para isso é a educação para empreendedorismo e inovação.
Que, agora, está evoluindo para uma plataforma de educação corporativa com foco na qualidade de vida do cidadão”. É pensando dessa forma, que a Escola Estadual Pedro II, realizou nesta quinta feira 15/09 a Solenidade da Aula Inaugural dos cursos de: 
Saúde e Prevenção na Escola (PSE)
Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs)
Educação Empreendedora (EE) e Despertar

Fotos: Irene Martins

FUTSAL FEMININO DE LAJES É DESTAQUE NACIONAL

Lajes entre as Melhores do Brasil: Santa Edwiges/Arsenal é vice campeão na Copa Nordeste de Futsal Feminino

Participando pela primeira vez de uma competição de nível profissional e regional, a Copa Nordeste de Futsal Feminino em Carnaubais, através de uma fusão entre os dois times, o Santa Edwiges e Arsenal, conseguiram de forma brilhante o excelente resultado no maior campeonato do ano no Rio Grande do Norte.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

PARQUE DAS DUNAS -

O Parque das Dunas, constitui uma unidade do IDEMA- Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte, órgão vinculado à SEPLAN – Secretaria de Planejamento do Estado do Rio Grande do Norte.
O Parque Estadual Dunas de Natal “Jornalista Luiz Maria Alves” foi criado através do Decreto Estadual nº 7.237 de 22/11/1977, sendo a primeira Unidade de Conservação Ambiental implantada no Estado do Rio Grande do Norte, possui 1.172 hectares de mata nativa, sendo parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira e exerce uma grande importância para a qualidade de vida da população da cidade de Natal.

O Parque das Dunas tem por OBJETIVOS:

garantir a preservação e conservação dos ecossistemas naturais englobados;
proteger recursos genéticos;
possibilitar a realização de estudos, pesquisas, trabalhos de interesse científico e monitoramento;
preservar sítios de valor histórico, arqueológico e geomorfológico;
oferecer condições para lazer, turismo ecológico e realizações de atividades educativas e de conscientização ecológica.

O Parque das Dunas dispõe de um PLANO DE MANEJO – Instrumento técnico de planejamento ecológico, com zoneamento determinado e caracterizado cada uma de suas zonas, e proposto o seu desenvolvimento físico, de acordo com as suas finalidades e de um PLANO DE OPERAÇÃO, composto de três programas básicos: Programa de Manejo Ambiental; Programa de Uso Público e Programa de Operacionalização, com as orientações necessárias às atividades do Parque das Dunas, com a definição de objetivos, atividades e normas. Esse Plano foi elaborado por uma equipe técnica do IDEC, em 1997;
O setor de Uso Público Parque das Dunas – Bosque dos Namorados – recebe, em média, 9.000 visitantes por mês e além desses visitantes, na maioria crianças e adolescentes, o Parque das Dunas tem cadastrado 6.500 Praticantes de Cooper, que realizam diariamente atividades físicas (caminhada e ginástica). Desde Setembro de 1997 o Parque das Dunas recebeu mais de 500.000 visitantes (natalenses, norte-rio-grandenses, turistas – nacionais e estrangeiros), além de pesquisadores, técnicos de instituições interessadas em conhecer a gestão do Parque e os resultados alcançados.
Através da preservação deste ecossistema, as gerações presente e futura terão a oportunidade de conhecer a fauna e a flora nativa e usufruir de todos os benefícios que este ecossistema dispõe.





Postagem por Francinete Torres  Geógrafa

AULA DE CAMPO com TRILHA ECOLOGICA

O professor de Educação Física, Laureano Alves, juntamente com a turma do 3º "A" da Escola Estadual Pedro II, farão viagem de campo em visita ao Parque das Dunas em Natal, nesta sexta-feira dia 23/09, com intuito de realizar  passeio  ecologico pela trilha Perobinha. 

O professor também visa mostrar a importância dessa atividade  para seu alunado ecologicamente falando.
A principal função das trilhas sempre foi suprir a necessidade de deslocamento. No entanto, as trilhas surgem como novo meio de contato com a natureza.

O ato de caminhar e observar ou contemplar  as paisagens que o caminho proporciona, adquire na pós-modernidade um significado que vai além do ato de caminhar, mas chegar em algum lugar diferente de quando começou o caminho.
Francinete Torres( geógrafa)

Aula de Campo - Professores do Pedro II em Ação

A Escola Estadual Pedro II participará nesta Quinta-feira, dia 22/09/2011, de uma aula de campo, intercâmbio e excursão em Currais Novos/RN com os alunos da Escola Estadual Tristão de Barros - Currais Novos/RN.
 
Os alunos das oficinas optativas do Ensino Médio Inovador vão concretizar parte do projeto  de Pesquisa e Extensão Reconstrução da Memória 'Afroindígenadescendente'.

Cerca de 160 alunos e 10 professores visitarão uma Comunidade Quilombola e a Mina Brejuí na cidade de Currais Novos.
A saída dos alunos será às 05:00 horas de frente a Escola estadual. Foram locados 03 ônibus executivos da empresa Millenium. Os recursos são oriundos do programa Ensino Médio Inovador, do MEC, Governo Federal. 

PROFESSORES PARTICIPAM DE OFICINA PEDAGÓGICA DO PROGRAMA EMI-Ensino Médio Inovador

       Tema:    Adolescência e aprendizagem: O desenvolvimento integral da personalidade do educando sob uma proposta do currículo escolar


       Oficineiros:  Professora mestra Tânia - CODESE/SUEEM
                          Professora  especialista Regina SUEEM


       Esta oficina faz parte da implementação da proposta do EMI no Rio Grande do Norte, por intermédio da SEEC- Sec. Estadual de Educação e Cultura do RN, patrocinado pelo MEC.
  
      No Rio Grande do Norte  existem 291 escolas de Ensino Médio, mas somente 11 escolas aderiram ao programa EMI.

     A Escola  Estadual Pedro II é a única na região central que oferece a modalidade de Ensino Médio Inovador, que contempla o aumento da carga horária com oficinas profissionais e disciplinas optativas.


   

terça-feira, 13 de setembro de 2011

AULA INAUGURAL DAS OFICINAS OPTATIVAS DO ENSINO MÉDIO INOVADOR

CONVITE



“Queremos despertar profissionais para transformarem suas ideias e seu ambiente, tornando-se pessoas mais felizes e fazendo organizações mais saudáveis.
E a principal ferramenta para isso é a educação para empreendedorismo e inovação. Que, agora, está evoluindo para uma plataforma de educação corporativa com foco na qualidade de vida do cidadão”.
É pensando dessa forma que a Escola Estadual Pedro II, adotando a metodologia do Ensino Médio Inovador através dos professores das oficinas optativas tem a honra de convidar Vossa Senhoria para participar da Solenidade da Aula Inaugural dos cursos de: Saúde e Prevenção na Escola (PSE), Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), Educação Empreendedora (EE) e Despertar que acontecerá neste dia 15 de Setembro de 2011.

Local: Casa de Cultura Popular
Hora: 19:00h


Rilva Maria Ferreira Cunha
                                                                                Diretora

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

ESCOLHIDA A COMISSÃO ELEITORAL NO PEDRO II

Em uma reunião administrativa hoje, 08 de Setembro, foram escolhidos os  nomes que comporão a comissão eleitoral.

Este ano acontece a 3ª eleição direta para os cargos de diretor e vice-diretor da escola de ensino médio de Lajes.

Os nomes escolhidos dos 4 componentes da comissão foram: as professoras Vera e Dalva, a funcionária Gorete Fernandes e o estudante e artista plástico Alan Kardec.

Ainda este mês, eles passarão por um treinamento para operacionalizar o sistema de votação deste pleito, previsto para outubro.   

CAMPEONATO INTERCLASSE COMEÇOU COM GINÁSIO LOTADO

No último sábado, no Ginásio Henrique Alves, houve a abertura dos jogos interclasses da Escola Pedro II.

Nos anos anteriores, os jogos aconteciam em uma semana - de segunda à sexta, este ano, por causa da greve, os jogos acontecerão sempre aos sábados.

Então toda a comunidade escolar já está sabendo, nos próximos cinco sábados o expediente será no ginásio a partir das 13 hs até às 17.